Coluna do Celsinho
14 de agosto de 2009
O professor Fernando Takao dirige o Senai de Taubaté.
Em estande com o Ciesp e o Sesi, prestigiou o 1º Congresso Nacional de Educação, ocorrido na última semana de julho, na praça de eventos da avenida Iperoig.
Fernando sempre frequenta Ubatuba e nutre especial atenção por nossa cidade.
Sob sua orientação, o convênio com o Senai foi reativado no ano passado e - com a chancela desta conceituada instituição de ensino - a prefeitura já mantém um curso de informática na escola Mario Covas, no Ipiranguinha.
Agora, articula-se para implantar um curso de capacitação para a Construção Civil, o que permitirá que muitos conquistem um especial nível de qualificação profissional.
Além destes, existem diversos cursos que poderão ocorrer, sempre com a supervisão, orientação e monitoramento do Senai de Taubaté.
Pode-se até sonhar, num amanhã, com uma escola Senai de Ubatuba.
Para tanto, devemos aproveitar o convênio já firmado.
Geralmente, a prefeitura cede o espaço e encaminha um profissional para ser capacitado em Taubaté para atuar como monitor nos cursos específicos.
São muitas as opções.
É preciso, entretanto, avaliar quais as áreas que mais interessam para a nossa cidade.
A partir daí, garantindo uma estrutura adequada, o curso acontece.
Recomendo uma parceria da Secretaria da Educação com a Associação Comercial para avaliar as áreas de maior interesse e criar uma força-tarefa para manter permanente contato com o Senai de Taubaté, acelerando a implantação.
Agilidade na capacitação é a palavra de ordem.
Os trabalhadores ubatubenses não podem mais esperar.
Pivete
Francis Hime & Chico Buarque
Francis Hime