10.4.17

Cem dias

Celso de Almeida Jr.

Casimiro Montenegro Filho

Ubatuba, 10 de abril de 2017

Enfim, alcançamos os cem primeiros dias de governo dos prefeitos eleitos em 2016.
Há muitos avanços.
Especialmente no que se refere ao aprimoramento da comunicação com os munícipes.
As redes sociais, bem utilizadas, garantem ao cidadão um envolvimento maior no dia a dia da administração da cidade.
E, para o político dedicado, o uso inteligente destas e de outras ferramentas gera a oportunidade para consolidar a liderança e valorizar o empenho de suas equipes.
Renovando as esperanças neste momento decidi reler “Montenegro – As aventuras do Marechal que fez uma revolução nos céus do Brasil”, escrita pelo brilhante Fernando Morais.
Esta bela reportagem biográfica sobre Casimiro Montenegro Filho deveria ser leitura obrigatória para todos os políticos brasileiros.
Este homem excepcional, precursor do Correio Aéreo Nacional e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, faleceu em 2000, aos 95 anos.
No centenário de seu nascimento, em singela homenagem, foi brindado por também possuir, simultaneamente, as virtudes dos 5 Hs: Humildade, Habilidade, Honestidade, Humor e Humanidade.
Sem dúvida, um homem exemplar.
Abrindo a publicação de Fernando Morais e fechando estas minhas linhas nos cem dias inaugurais das administrações municipais, segue um pensamento deste grande brasileiro que, creio, deveria nortear os prefeitos pelos muitos dias que terão que encarar na difícil tarefa de gerir seus municípios:
“Em toda minha vida profissional, jamais acreditei em messianismo, estrelismo, concentração do poder e do mérito em um só indivíduo. Sempre trabalhei em equipe. E se algum merecimento tenho, é o de ter sabido despertar em meus companheiros o entusiasmo, delegar-lhes autoridade com responsabilidade, exortá-los ao pleno uso de suas potencialidades e qualidades, em proveito do povo brasileiro.” (Casimiro Montenegro Filho).

Estrada do Sol
Antonio Carlos Jobim/Dolores Duran
Jobim Jazz, com Nana Caymmi