19.2.17

Vou ali. Já volto

Celso de Almeida Jr.


Ubatuba, 19 de fevereiro de 2017
Publicado no Canal R1 - 20/2/17

Fui ao lançamento do livro "Vou Ali. Já Volto - O voo transatlântico do avião Jahú", editado pelo Instituto Salerno-Chieus, de autoria de Cesar Rodrigues.
A obra comemora os 90 anos da travessia do Atlântico Sul com tripulação 100% brasileira, sob o comando de João Ribeiro de Barros que contou ainda com João Negrão (copiloto), Newton Braga (navegador) e Vasco Cinquini (mecânico).
O título do livro remete à declaração do comandante ao deixar o Brasil para buscar o hidroavião Savoia-Marchetti S-55 em fábrica da Itália e iniciar o reide em Gênova: “Vou ali. Já volto”.
As frases do seu lema estavam nos dois botes formadores da fuselagem.
Por R$ 22,00, com frete incluso, adquira um exemplar, solicitando instruções pelo e-mail trafego.aereo.brasil@gmail.com
O histórico voo do S-55, batizado de Jahú em homenagem à terra natal de Ribeiro de Barros (Jaú-SP), foi marcado por dificuldades, angústias, disputas, sabotagens, conflitos, enfim, roteiro digno de um bom filme de aventura.
Ao se preparar e perseverar, João Ribeiro de Barros garantiu o impulso necessário para seguir em frente, contando com o precioso apoio de gente determinada como ele.
Passados 90 anos, encurtar as distâncias geográficas já não representa o grande desafio do presente. 
As distâncias que ainda incomodam - em nosso tempo ou no tempo dos tripulantes do Jahú - são aquelas que se referem aos relacionamentos interpessoais.
Nesse campo, a humanidade continua enfrentando dificuldades, angústias, disputas, sabotagens, conflitos, enfim, o mesmo e repetitivo roteiro de séculos.
Com este histórico, fica a dúvida se - em uma década - brindaremos o centenário do voo do Jahú em um mundo mais justo e solidário.

Asas do Jahú
Marcelo Tupinambá/Otacílio Gomes