26.2.16

Uninter Ubatuba: 10 anos

Celso de Almeida Jr.


Publicado no Blog Ubatuba Víbora
Coluna do Celsinho
26 de fevereiro de 2016

O Wilson Picler, visionário que é, já imaginava.
Ao criar a Uninter, este paranaense, empresário, educador e político abriu as portas do ensino superior para milhares de brasileiros.
Confira a ele, também, a multiplicação desse número, já que capitaneou a adesão de mais de 100 instituições de ensino superior à ideia do PROUNI, criado por Medida Provisória após essa força tarefa.
Pois é...
O que o Wilson não viu, porém, foi o nascimento e o crescimento de alguns frutos de sua iniciativa, em mais de 400 cidades Brasil afora.
Em Ubatuba, eu vi!
Aliás em Ubatuba, Paraty, Ilhabela e Caraguatatuba.
Por aqui, a história começou em 2006, quando o Colégio Dominique foi credenciado para ser um Polo Uninter de Ensino a Distância.
A cena da representante Denise Paranhos - naquele fevereiro de 2006 - com o uniforme da Uninter e suas malas no portão da escola, recém chegada de Curitiba, ficará na memória para sempre.
Dinâmica e dedicada, mergulhou no projeto e garantiu a primeira faculdade de tecnologia a distância de todo o litoral norte paulista.
Um feito extraordinário!!!
Lembro-me das filas para as inscrições ao primeiro vestibular.
Na sequência, testemunhei a criação dos polos nas cidades vizinhas, o que exigiu um esforço intenso da representante, determinada a levar o ensino superior a distância para todos os moradores da região, independentemente dos resultados financeiros de curto prazo.
Além disso, vieram os Congressos de Educação sob a chancela da Uninter, provando que é possível criar ações que, além de capacitar nossos profissionais da educação, podem transformar Ubatuba num polo de eventos voltados para o turismo científico.
Isso tudo eu vi...e vivi!!!
E o tempo passou...
Em 2014 o Polo Uninter Ubatuba deixou as instalações do colégio no Jardim Carolina e partiu para um espaço exclusivo, no centro da cidade.
Na prática, no período em que a Uninter funcionou em nosso espaço, atuamos como uma incubadora do empreendimento, foco sempre perseguido pelo Instituto Salerno-Chieus, organismo cultural do Colégio Dominique.
Essa interação conduziu nossa escola a efetuar melhorias que acabaram beneficiando, também, todos os alunos da educação básica.
Com a mudança do polo, começou uma fase importante para a representante regional Denise Paranhos, que encarou o desafio e continua sua luta pelo aperfeiçoamento constante do novo espaço. 
Como se vê, ganhos recíprocos, aprimoramento, aprendizagem, crescimento, amadurecimento. 
Conquistas sempre possíveis quando se investe em educação.
Assim, é importante registrar nesta primeira década os cumprimentos ao Wilson Picler, à Denise Paranhos e à toda equipe!
Parabéns, Uninter Ubatuba!

TERRA BRASILIS – Fantasia Sobre o Hino Nacional Brasileiro
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP)
Clarice Assad