Celso de Almeida Jr.
Publicado no blog Ubatuba Víbora
Coluna da Sexta-Feira
23 de Janeiro de 2009
Gosto de tomar café no Tachão de Ubatuba.
Fica pertinho da escola, onde trabalho.
O espaço é agradável, o atendimento é muito bom e os produtos são excelentes.
Nestes dias de verão, é gratificante ver os turistas invadindo a loja, saboreando as delícias de lá, comprando as famosas bananadas e doces feitos com esmero.
Qual o foco daquela empresa?
Qualidade.
Nos produtos, no atendimento, na apresentação.
Estes fatores atraem o cliente.
É postura que conquista um público disposto a gastar.
Felizmente, diversas casas comerciais ubatubenses vem se aprimorando gerencialmente, oferecendo produtos e serviços de bom nível. Como breve exemplo, cito o charme das lojas da rua Guarani, integradas às atrações culturais do entorno, como o Aquário, o Museu do Automóvel e, agora, o também atrativo Espaço VivaCiência.
Estimular e facilitar a capacitação continuada de nossos empresários é tarefa tão importante quanto exigir a profissionalização do serviço público.
O estudo, a pesquisa, a tecnologia da informação, devem estar no cotidiano de comerciantes e prestadores de serviços.
Essa melhoria geral no nível do atendimento sempre resulta em crescimento e motivação para o corpo de funcionários e colaboradores.
Não há fórmulas mágicas. Temos que promover a educação em todos os níveis. Sempre é tempo de rever conceitos, aplicar novos processos gerenciais e valer-se da criatividade para avançar.
Nós, da iniciativa privada, temos a obrigação de mostrar compromisso com a qualidade de produtos e serviços.
Com bons exemplos, sinalizamos o padrão de atendimento que visitantes e moradores de Ubatuba merecem.
Oração ao tempo
Caetano Veloso
Maria Gadu